Notícias

Publicado em: terça-feira, 4 de abril de 2017

Aumentamos a capacidade de produção da planta química de DETEN

•Com este revamping fazemos frente ao aumento da demanda de LAB/LABSA no Brasil.
•A planta poderá atingir as 260 mil toneladas de produção
•O projeto contou com um investimento de cerca de 64 milhões de euros e decorreu sem a ocorrência de nenhum acidente fatal
•Dessa forma reforçamos nossa liderança como principal fornecedor da América do Sul e primeiro produtor mundial de LAB
•A planta pertence à joint venture DETEN Química participada pela Cepsa e pela Petrobras


A Empresa efetuou a ampliação da capacidade de produção da planta química da DETEN no Brasil. Este revamping, com um investimento de quase 64 milhões de euros, permite incrementar a produção de LAB, matéria-prima destinada à produção de detergentes biodegradáveis. Trata-se da segunda fase de um plano mais ambicioso de ampliação, iniciado em 2015, que prevê alcançar em 2020 (terceira e última fase) uma capacidade de produção de 260 mil toneladas.

O objetivo último deste projeto é responder ao incremento da demanda de LAB, principal matéria-prima para a produção de detergentes nos países em vias de desenvolvimento, onde o crescimento econômico traz consigo o aumento de seu consumo. Também nos permitirá incrementar nossa presença nos principais mercados sul-americanos como a Colômbia e o Chile.

A ampliação da planta brasileira permite manter nossa atual posição no mercado de LAB, como único produtor no Brasil e principal fornecedor da América do Sul, e primeiro produtor mundial, com uma capacidade total de 600 mil toneladas e fornecendo 15% da demanda mundial.

Para aumentar a capacidade da planta foram instalados novos equipamentos de processamento (incluindo um novo catalisador), assim como foram modificados outros já existentes e construída uma nova subestação elétrica. Durante os cinco meses de trabalho houve a participação, em média, de 300 profissionais adicionais em relação aos habituais desta unidade, chegando por vezes a 700 trabalhadores externos. Graças aos trabalhos de coordenação entre as diferentes áreas envolvidas, assim como as horas de treinamento ministradas em segurança, o projeto terminou sem nenhum acidente fatal.

Sustentabilidade e Melhoria Contínua
Através do processo de revamping, que contou com a colaboração de nossos colegas da Petroquímica e da área de Tecnologia, também foi possível melhorar a eficiência da planta brasileira, que sofreu uma redução em seu consumo de gás natural e eletricidade e, portanto, em seus custos e emissões, o que nos torna mais competitivos.

Da mesma forma, nossa capacidade de inovação tecnológica permitiu introduzir melhorias nos processos de produção, o que se traduz em uma melhor qualidade do produto oferecido aos nossos clientes.

DETEN Química
A planta, agora ampliada, pertence à joint venture DETEN Química, criada em 1999, e participada pela Cepsa (72 por cento) e pela Petrobras (28 por cento). Está localizada no complexo petroquímico de Camaçari, na Bahia. A primeira linha de produção desta unidade (DETEN 1) começou a operar em 1981 e, após dois anos, foi a vez da segunda (DETEN II).

A Cepsa na América do Sul
Através da presença da DETEN Química, a Cepsa desenvolve no Brasil atividades de Exploração e Produção de hidrocarbonetos. Além disso, contamos com uma presença significativa em outros países da América do Sul, tais como Panamá (Trading e Bunker), Colômbia (Exploração e Produção) e Peru (Exploração e Produção).

Fonte: Deten

Retornar