Notícias

Publicado em: quarta-feira, 6 de julho de 2022

CEPSA QUÍMICA CONCLUI A AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA PETROBRAS NA DETEN QUÍMICA

Salvador da Bahia (Brasil), 5 de julho de 2022.- A Cepsa Química fechou a aquisição de 27,88% da Deten Química que estava nas mãos da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, após ter obtido a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Com a assinatura desse acordo, realizada ontem, a Cepsa Química aumenta sua participação na DETEN para 97,82%. Os 2,18% restantes permanecem divididos entre pequenos acionistas. A Deten Química é a principal produtora do Brasil de LAB/LABSA, matérias-primas dirigidas à fabricação de tensoativos para detergentes biodegradáveis destinados ao cuidado da casa.

A Cepsa Química quer continuar liderando e inovando na unidade de produção de LAB/LABSA, maior da América Latina, uma região em plena expansão e crescimento. Para isso, está estudando um plano de modernização e melhora da fábrica brasileira, que implicará novos investimentos e permitirá um processo produtivo mais seguro, eficiente e sustentável. Este plano pressupõe diminuir as emissões da fábrica, reduzir seu consumo de água e otimizar o uso eficiente das matérias-primas e a eletricidade.

A Cepsa Química passou a fazer parte dos acionistas da Deten em 1999 e, durante estes mais de 23 anos, contribuiu para transformar a nossa empresa brasileira em uma das fábricas químicas sul-americanas mais desenvolvidas do continente.

Oferta sustentável
Neste sentido, deve-se salientar a obtenção do certificado ambiental ISCC Plus que a fábrica situada em Salvador-Bahia conseguiu no mês de junho deste ano. Este reconhecimento é derivado da modernização realizada pela Deten Química, e que lhe permitiu produzir NextLab, uma nova e inovadora família de matérias-primas para a elaboração de tensoativos sustentáveis, baseada na utilização de matérias-primas renováveis e/ou circulares.
Com a fabricação de NextLab e a obtenção do certificado ISCC Plus, a Deten Química deu um passo a frente para alinhar-se com os objetivos ambientais de seus clientes e ao seu compromisso pelo desenvolvimento sustentável, o que a converte em uma das referências da indústria da fabricação de componentes para detergentes biodegradáveis do continente.
Sobre a Deten
A Deten fabrica e vende as principais matérias-primas para o segmento de limpeza doméstica e comercial no Brasil, sendo a única produtora nacional do Linear Alquilbenzeno (LAB), precursor do Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LABSA), do qual também é fabricante. Sua capacidade anual de produção é de 230.000 toneladas de LAB e de 120.000 toneladas de LABSA. Adicionalmente, a empresa produz 10.000 toneladas/ano Alquilado Pesado (ALP) que se destina, principalmente, à produção de fluido térmico, graxas, aditivos lubrificantes e óleos têxteis.

Sobre a Cepsa Química
A Cepsa Química é líder mundial em seu setor e encabeça a mudança para uma química sustentável, com um claro compromisso pela luta contra a mudança climática e a transição para uma economia circular e não-fóssil. A companhia lidera a produção mundial de LAB, a principal matéria-prima utilizada nos detergentes biodegradáveis, em que a Cepsa Química é pioneira. Também é número um na produção de cumeno, um produto intermediário utilizado na produção de fenol e acetona, as principais matérias-primas para a fabricação de plásticos de engenharia, das quais é o segundo produtor mundial. Atualmente a Cepsa Química emprega mais de 1.000 pessoas e possui fábricas em sete países do mundo (Alemanha, Brasil, Canadá, China, Espanha Indonésia e Nigéria.

Sobre a Cepsa
A Cepsa é uma companhia internacional líder em seu segmento e comprometida com a mobilidade e a energia sustentáveis, com uma sólida experiência técnica após mais de 90 anos de atividade. A companhia também conta com um negócio de química líder no nível mundial, com uma atividade cada vez mais sustentável.
Cepsa apresentou, em 2022, seu novo plano estratégico para 2030, chamado Positive Motion, que projeta sua ambição de ser líder em mobilidade sustentável, biocombustíveis e hidrogênio verde na Espanha e Portugal, e de converter-se em uma referência da transição energética. A empresa situa os clientes no centro de sua atividade e trabalhará com eles para ajudá-los a avançar em seus objetivos de descarbonização. Os critérios de ESG inspiram tudo o que faz a Cepsa para avançar para seu objetivo Net Positive. Nesta década, reduzirá em 55% suas emissões de CO2 de alcance 1 e 2, e entre 15% e 20% as de alcance 3, com o objetivo de chegar a zero emissões líquidas em 2050.

Contato de imprensa
Comunicação Cepsa Química, S.A.
Amaia Monroy Loinaz
amaia.monroy@cepsa.com

Fonte: Deten

Retornar