Notícias

Publicado em: segunda-feira, 9 de julho de 2018

DETEN recebe o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente

Na tarde do dia 20 de junho, o Diretor Geral (DG) Dr. José Luis Almeida e representantes dos empregados estiveram presentes no teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, para a Cerimônia de Entrega do Prêmio Polo de SSMA 2018, promovido pelo COFIC.

Mais uma vez, a Deten foi reconhecida como empresa Excelência na Categoria Ouro, obtendo a maior pontuação dentre todas as empresas participantes. Neste ano, 17 unidades industriais receberam o Prêmio, sendo que somente três conquistaram a categoria Ouro e classificação Excelência em SSMA – um patamar que apenas quatro empresas haviam conquistado ao longo da história do Prêmio, e que a Deten ocupa consistentemente desde 2006.

O evento contou com a participação de executivos do COFIC, autoridades estaduais e municipais, representantes da polícia militar e dos bombeiros, além de representantes das empresas premiadas e das comunidades do entorno do Polo. A premiação da Deten foi entregue ao DG, Dr. José Luis pelo superintendente do COFIC, Sr. Mauro Pereira.
O evento também marcou os 20 anos da premiação e o início das comemorações dos 40 anos do Polo Industrial de Camaçari.
História do Prêmio Polo.1

O Prêmio Polo de SSMA (PPSSMA), que está celebrando 20 anos em 2018, tem como objetivo avaliar e reconhecer no desempenho em Segurança, Saúde, Higiene Ocupacional e Meio Ambiente (SSMA) das empresas associadas ao COFIC e que fazem parte do Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, visando incentivar a melhoria na prevenção de acidentes, promovendo também a troca de experiências em SSMA no Polo.

Ao longo de sua trajetória, a premiação consolidou-se como referência para a indústria nacional, trazendo uma contribuição efetiva para a melhoria das práticas de prevenção de acidentes e de aprimoramento da gestão de segurança, saúde e meio ambiente das empresas do Polo.
As associadas, uma vez inscritas voluntariamente são submetidas a auditorias, através das quais a equipe de cerca de 80 auditores – dentre auditores independentes e voluntários de empresas – avaliam, em cada empresa, mais de 1.400 requisitos, distribuídos em 19 elementos nas áreas de abrangência do Prêmio, bem como as respectivas evidências de desempenho. Os resultados das auditorias são transformados em recomendações para as participantes.

"A cada ano o Prêmio contribui para uma melhor gestão de SSMA entre as associadas do Cofic e participantes das auditorias. A premiação tem ajudado as empresas a aprimorar a prevenção de acidentes, envolvendo as lideranças e estimulando-as a assumir cada vez mais a responsabilidade pela segurança de seus liderados e, ao mesmo tempo, desafiando-os a aumentar o comprometimento com posturas prevencionistas", afirmou o superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira. Na auditoria de 2018, observou-se ainda o envolvimento dos trabalhadores para atender às normas e aos procedimentos da empresa nas atividades do dia a dia. "As empresas estão mais maduras em análise e gerenciamento de riscos, implantando programas de ergonomia, normas de SSMA mais rígidas e realizando auditorias em comportamento seguro dos seus colaboradores", atesta o superintendente. Dr. Emerson Moreira, médico do Trabalho e coordenador da Comissão de Saúde do Trabalhador do Polo (CST), também destaca "a contribuição para os profissionais de SSMA como uma oportunidade de obter novas recomendações de melhorias para os processos e ter seu trabalho reconhecido. O Prêmio Polo se consolida a cada ano como instrumento de verificação e sinergia de melhores práticas entre as empresas e auditores, representados por profissionais experientes, o que atesta a qualidade técnica das auditorias".
História da Deten no Prêmio Polo.

A Deten também foi uma das empresas pioneiras na adesão à premiação, sendo reconhecida pela primeira em 2002, como empresa "4 estrelas".
Desde então, participa de todas as edições do Prêmio, e, ao longo dos anos, subiu de categoria e vem sendo consistentemente a empresa mais bem pontuada dentre todas as participantes.
Veja no quadro a seguir o histórico de participação e reconhecimento da Deten no Prêmio ao longo dos últimos 17 anos.

ANO CLASSIFICAÇÃO
  • 2002 "Empresa 4 Estrelas", PPSSMA 2001.
  • 2003 "Empresa 5 Estrelas", PPSSMA 2002. Empresa mais bem pontuada dentre todas as participantes.
  • 2004 "Empresa 5 Estrelas", PPSSMA 2003. Mais uma vez, a Deten obteve o melhor desempenho dentre todas as participantes.
  • 2005 Categoria 5 Estrelas, PPSSMA 2004.
  • 2006 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2005/2006. Apenas a Deten e mais duas empresas foram reconhecidas como Excelência.
  • 2008 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2007/2008. Manteve-se como empresa mais bem pontuada.
  • 2010 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2009/2010. Manteve-se como empresa mais bem pontuada.
  • 2012 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2011/2012. Manteve-se como empresa mais bem pontuada.
  • 2014 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2013/2014. Manteve-se como empresa mais bem pontuada.
  • 2016 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2015/2016. Manteve-se como empresa mais bem pontuada.
  • 2018 Categoria Ouro Excelência, PPSSMA 2017/2018. Manteve-se como empresa mais bem pontuada.

Para a Deten, este é um reconhecimento importante, pois referenda perante o mercado baiano e nacional as práticas de SSHMA (Segurança, Saúde, Higiene Ocupacional e Meio Ambiente) adotadas pela empresa, focadas principalmente na prevenção e na preservação.

O prêmio é também ressalta o nível de conformidade com a legislação brasileira e as melhores práticas industriais, e levam a Deten para um patamar de referência na Indústria Química nacional.

Notas:

1. Conteúdo adaptado de www.coficpolo.com.br

Fonte: Deten

Retornar