DETLAB 240®

O LAB (Linear Alquilbenzeno) é o intermediário petroquímico básico para a produção do Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfônico – LABSA, o precursor do tensoativo mais utilizado na formulação de detergentes, o LASNa (Linear Alquilbenzeno Sulfonato de Sódio).

O processo de produção do LAB adotado pela Deten utiliza a mais avançada tecnologia de produção, e divide-se em duas reações principais:

  • desidrogenação de n-parafinas a monoolefinas correspondentes na faixa de corte compreendida entre C10-C13, em presença de catalisador heterogêneo (processo Pacol-Paraffin Catalytic Olefins);
  • alquilação do benzeno por estas mesmas olefinas superiores, em presença de um catalisador homogêneo, o ácido fluorídrico-HF, formando assim o LAB com cadeia alquílica entre 10 e 13 átomos de carbono.

O processo de produção Deten possui a tecnologia DeFine. Esta tecnologia tem o objetivo de rehidrogenar as possíveis diolefinas produzidas pelo processo Pacol em monoolefinas e assim, aumentar o rendimento do processo e a qualidade do produto final.