DETLAS 320®

O Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfônico – LAS, produzido a partir da sulfonação do Linear Alquilbenzeno - LAB, é o mais importante precursor para a fabricação de tensoativo biodegradável para o setor de detergentes domésticos e produtos de limpeza industriais e institucionais. Com uma capacidade de produção de 80.000 ton/ano, a Deten, utilizando tecnologia Chemithon - USA, é uma das maiores produtoras de LAS do Brasil.

A unidade do Sulfonação fica localizada ao lado das unidades produtoras de LAB, ou seja próxima da principal fonte de matéria prima.

Desde a sua introdução no mercado mundial de detergentes, por volta dos anos 60, o LAS tornou-se líder para o mercado de tensoativos. Sua produção atual é da ordem de três milhões de toneladas, ou seja aproximadamente 28% da produção mundial de tensoativos.

Existem pelo menos três razões para que o LAS seja tão usado:

  • As rotas de fabricação são as mais eficazes e as mais econômicas;
  • O LAS possui diversas vantagens técnicas e uma grande flexibilidade na formulação de detergentes inerentes à sua estrutura química e às suas propriedades físico-químicas; e, finalmente;
  • O LAS não causa nenhum impacto ambiental significativo e seus efeitos sobre o meio ambiente são transparentes e perfeitamente controláveis, pois trata-se de uma molécula 100% biodegradável.